CRF participa de ato em defesa e valorização do trabalhador da Saúde e do SUS

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás participou do ato simbólico de lançamento da Jornada pela Defesa e Valorização do Trabalhador e Trabalhadora da Saúde e do SUS, que ocorreu no dia 20 de maio, às 8h30, na Praça Cívica, em frente ao Palácio das Esmeraldas.

Representando o Conselho estiveram presentes a presidente do CRF-GO, Lorena Baía, o superintendente de gestão estratégica, Edmar Viggiano, a assessora técnica, Cristina Lemos e a fiscal Rejany Machado. A campanha é uma iniciativa do Sindicado dos trabalhadores da Saúde de Goiás (Sindsaúde-GO) em parceria com CRF-GO, Sinfar-GO e outras entidades que compõem o Comitê Goiano de defesa dos trabalhadores e enfrentamento à pandemia.

Em entrevista ao Diário do Estado, ainda no dia 20, Lorena Baía ressaltou que o intuito do manifesto foi defender e valorizar àquelas pessoas que estão na linha de frente do combate a covid-19 e prestar homenagem às vidas perdidas para doença no estado de Goiás. “Toda a vida nos é importante. E neste momento queremos chamar atenção para o número de vítimas levadas pela covid-19, que já somam 78 em Goiás, e a importância de melhorar as condições de trabalho do profissional de saúde”, destacou Lorena.

Para assistir a entrevista completa, clique aqui.

Durante o ato foi assinado e protocolado ofício pedindo ao governo do estado que seja feita uma audiência para tratar da situação de pandemia e se fazer ouvidas as reivindicações de melhoria nas condições de trabalho, salários mais dignos aos profissionais da saúde e uma maior oferta de equipamentos de proteção individuais (EPI’s) para redes públicas de saúde.

A assessora técnica do CRF, Cristina Lemos, também comentou sobre o intuito do evento de partilhar solidariedade aos colegas da saúde e destacou que o ato foi consciente e realizado apenas com algumas pessoas, que representavam cada entidade, para evitar a aglomeração de uma manifestação.

Foi divulgado durante a ação, o portal www.eudefendoasaude.com.br em defesa do sistema de saúde público e privado e trabalhadores da área. De acordo com o Sindsaúde, o portal tem por objetivo comunicar ao profissional e população sobre temas ligados a pandemia e ações sindicais.