GT de Farmácia Hospitalar do CRF promove live sobre Gerenciamento de Crise e Gestão de Indicadores

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás e o Grupo de Técnico de Farmácia Hospitalar do CRF-GO transmitiram ao vivo pelo Youtube, no dia 13 de julho, a palestra sobre “Gerenciamento de Crise e Gestão de Indicadores”. O evento foi uma parceria do Conselho com o Hospital do Coração Anis Rassi e a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (AHPACEG).

Na abertura, a vice-presidente do Conselho, Luciana Calil, externou a alegria em ver uma equipe multiprofissional tão capacitada reunida para tratar de assuntos extremamente relevantes a saúde, em especial neste momento de pandemia. “Tenho certeza que a união dos profissionais de saúde é essencial para vencer essa guerra”, afirmou Luciana. Prosseguiu agradecendo aos parceiros da live e ao GT de Farmácia hospitalar, que segundo a vice-presidente, estão sempre a postos para atender as demandas do Conselho e orientar colegas e população.

A farmacêutica e coordenadora da Farmácia Hospitalar do Hospital Anis Rassi, Larisse Marques de Andrade, foi a mediadora do evento e abriu sua fala agradecendo também ao Conselho e parceiros, que disseram ‘sim’ ao convite de falar sobre um tema tão importante para categoria. “Estamos passando por momentos de dificuldades e temos que entender que não podemos mais caminhar sozinhos. (...) Se temos um modelo que funciona, por que não dividir?”, destacou Larisse.

A abertura também contou com a participação do presidente da AHPACEG, Haikal Yaspers Helou, que agradeceu o convite e exaltou a oportunidade de equalizar conhecimento. “Se trata de dividir para multiplicar. Cada hospital tem algo que faz muito bem feito e se todos nós compartilharmos, todos melhoramos juntos”, explicou.

A palestra foi ministrada pelo Dr. Raimundo Nonato Diniz, diretor-técnico do Hospital Aniss Rassi e consultor médico do Hospital Sírio Libanês. O conteúdo da aula expos o modelo de gerengiamento de crise e gestão de indicadores, utilizado no Hospital do Coração Anis Rassi. O objetivo foi compartilhar o aprendizado do hospital dentro de sua gestão e gerência das ações de combate e enfrentamento à pandemia da covid-19.“O momento é de colaboração e espero que esse modelo possa ser replicado em outros hospitais", ponderou.

Na experiência do Dr Raimundo e do Hospital Anis Rassi, o Gabinete de Cris deve ser ativado quando o sistema esta sobregarregado e as necessidades sobrepõe à capacidade atual. O próposito é canalizar energias para apenas uma situação: a tomada de decisão. “O que estamos querendo velar é pela possibilidade de tomar uma decisão o mais rápido possivél que não afete a segurança do trabalho nem a percepção de qualidade do cliente".

Na conclusão da live, a mediadora abriu o microfone para que os demais participantes pudessem fazer seus apontamentos. Dentres as muitas falas, o destaque fica para o diretor clínico do Hospital Anis Rassi, Dr Fernando Carneiro, que também agradeceu o CRF e parceiros pela oportunidade e iniciativa, comentando sobre o crucial momento da tomada de decisão no Gerenciamento de Crise. "Sempre tenho falado aos amigos próximos, nós não ganhamos medalhas durante a guerra. Por isso temos que dar suporte uns aos outros e não nós deixar cair, antes mesmo de vir o reconhecimento".

Para assistir a transmissão completa pelo canal do CRF-GO no Youtube, clique aqui e confira.