CRF realiza live sobre Gestão, Realidade e Plano de Contingência da Farmácia Hospitalar

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, em parceria com o Hospital do Coração  Anis Rassi e com a Superintendência Regional do Trabalho de Goiás (SRT-GO), promoveu palestra sobre “Gestão, Realidade e Plano de Contingência da Farmácia Hospitalar“. O evento foi transmitido gratuitamente na última sexta-feira (24/07), às 19hrs, ao vivo pelo canal do CRF-GO no YouTube.

A abertura da live contou com a participação da presidente do Conselho, Lorena Baía, que agradeceu os parceiros e palestrantes da noite e falou sobre os novos desafios que são enfrentados todos os dias pela classe de profissionais da saúde. “Essa noite nos traz um diálogo importante, principalmente neste momento de crise, de pandemia, onde muita novidade vem acontecendo, nós estamos aprendendo a lidar com uma doença que ainda é nova em todo mundo. Isso é um desafio para nós, temos profissionais adoecidos, afastados dos seus postos, abalados emocionalmente e precisamos nos unir em busca de novas alternativas para melhorar a realidade e gestão nesse período”, clamou Lorena.

A auditora fiscal da Superintendência Regional do Trabalho de Goiás (SRT-GO), Jacqueline Carrijo, também agradeceu os palestrantes e CRF pela iniciativa e convite. Para Jacqueline, a farmácia hospitalar “é um ambiente de trabalho dentro da instituição maior, que se bem gerido, bem conduzido e com protocolos seguros repercute na segurança dos trabalhadores, dos pacientes e na segurança ambiental. Para isso, os gestores têm que investir nos farmacêuticos, para que as suas unidades de saúde consigam dar essa confiança e essa garantia a todos”.

A organizadora e moderadora do evento, Larisse Marques, que é farmacêutica do Hospital Anis Rassi e membro do GT de Farmácia Hospitalar do CRF-GO falou sobre o prazer e orgulho de ser farmacêutica e representar a classe dentro da Farmácia Hospitalar. “Ser farmacêutica é um ganho!”, explicou Larisse, “devemos nos preocupar com a segurança do paciente, mas também com a segurança do trabalhador e ano veio para nos mostrar que essas duas coisas estão ligadas”. Sua palestra tratou da resposta dos serviços farmacêuticos hospitalares para segurança dos trabalhadores, pacientes e meio ambiente frente à pandemia.

Em sua palestra, o Dr. Raimundo Nonato, médico e diretor-técnico do Hospital Anis Rassi, falou sobre a importância da integração no ambiente de trabalho. “O hospital pode ter a melhor equipe, os melhores médicos, os melhores farmacêuticos, os melhores equipamentos, mas não vai entregar os melhores resultados se não tiver integração entre os trabalhadores”, afirmou Raimundo. Para o palestrante, a pandemia está testando a capacidade de colaboração dos profissionais e estabelecimentos de saúde. “Às vezes muitas das dificuldades que nós temos hoje, provavelmente, está relacionada à alguma maturidade que precisamos ter em relação a equipe multidisciplinar”, destacou o diretor.

Ao final das apresentações, o grupo abriu para perguntas e os participantes puderam interagir ao vivo por meio do chat do vídeo e tirar suas dúvidas adquiridas ao longo das palestras.

Para assistir a live completa no canal do Conselho no Youtube, clique aqui.