Regulamentada a presença de farmacêuticos em hospitais de pequeno porte

A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía, comemora a assinatura da resolução que regulamenta a necessidade da presença do profissional farmacêutico em órgãos e entidades de saúde de pequeno porte. A normativa foi assinada hoje, dia 26, no Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS), onde Lorena representa o Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A resolução nº 565 havia sido aprovada pelo CFF, em sua 299º Reunião Plenária, nos dias 9 e 10 de novembro de 2017, em Brasília.

A presidente do CRF-GO destacou que a normativa representa um avanço para a profissão e defesa pela saúde da população. “Esperamos que esta resolução contribua para reverter entendimentos, em esferas administrativa e judicial, de que hospitais e clínicas de pequeno porte não necessitam da presença de farmacêuticos como responsável técnico por toda logística e uso racional dos medicamentos”, afirma Lorena. “Onde tem medicamento deve ter farmacêutico”, finaliza.