Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Projeto Cuidados Farmacêuticos no SUS tem segundo módulo no CRF-GO

O CRF-GO realizou o segundo módulo “Hipertensão” do Projeto Cuidados Farmacêuticos no SUS - Capacitação em Serviço, nos dias 10 e 11 de setembro, na sede do Conselho. A formação foi ministrada pela mestranda em Ciências Farmacêuticas e tutora do curso, Bruna Aline de Queiroz. 

Segundo a professora Bruna Queiroz, a hipertensão é o principal fator de doenças cardiovasculares. “Metade dos pacientes que sofreram com AVC enfrenta casos descontrolados de hipertensão”, salientou. “Essa é uma doença assintomática e muitos desses pacientes só a descobrem quando já está em estágio muito elevado”, acrescentou. 

Bruna parabenizou a turma e agradeceu pelo empenho e participação. “Pela experiência em sala de aula, essa foi uma das melhores turmas com que já trabalhei”, celebrou. “A importância do farmacêutico no cuidado com pacientes hipertensos é na atenção, organização e controle de horas e doses dos medicamentos”, finalizou. 

A farmacêutica atuante no SUS de Ceres, Camilla Amorim Salgado, participante do curso, destacou a importância do tema para os profissionais da saúde pública e revelou que já tem planos de aplicar o conhecimento aprendido em seu trabalho. “Está sendo muito proveitoso. É uma forma de nos atualizarmos e conhecermos novas ferramentas. A prática aqui aprendida ajuda a fortalecer nossa atuação junto aos pacientes hipertensos”, completou.  

Sobre o projeto

A formação é idealizada e realizada pelo CFF e acontece em Goiás graças ao empenho de divulgação da Comissão de Saúde Pública do CRF-GO, que conseguiu a abertura de dois pólos do curso no Estado – Goiás Metropolitano e Jataí, com data prevista para novembro. 

O membro da comissão e coordenador dos pólos em Goiás, Flaubert Santana, ressaltou que o tema é de muita relevância, pois a cada dia aumenta o índice de pacientes hipertensos que fazem uso de medicamentos específicos. “Esse curso veio para valorizar o trabalho destes profissionais, pois eles estão saindo aptos a implantar o que aprenderam em seus locais de trabalho”, comentou. 

O projeto é composto por seis módulos teóricos presenciais, que totalizam 96 horas, mais parte prática de atividades clínicas e terá duração de oito meses. Serão dois encontros mensais, com exceção de janeiro. Após o término do curso, previsto para fevereiro de 2019, os farmacêuticos estarão aptos a atuar de forma integrada às equipes de saúde, ofertando serviços como acompanhamento a pacientes hipertensos, diabéticos, asmáticos ou que tenham doenças mentais. Os profissionais também serão capacitados para utilização e manuseio de fitoterápicos no arsenal terapêutico destinado aos usuários do SUS.

1º módulo  
 
O primeiro módulo “Introdução aos Serviços Farmacêuticos Clínicos e Saúde Baseada em Evidências” foi ministrado em agosto, dias 13 e 14, pelo mestre e doutorando em Ciências Farmacêuticas, Wallace Bottacin. O professor parabenizou a turma e manifestou a satisfação em ministrar o curso em Goiás. 

Próximos módulos

3º módulo: Diabetes Mellitus – 9 e 10 de outubro
4º módulo: Problema de Saúde Autolimitado – 12 e 13 de novembro
5º módulo: Saúde Mental – 10 e 11 de dezembro
6º módulo: Fitoterapia – 13 e 14 de fevereiro

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação