Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Farmacêuticos são qualificados com minicurso de gerenciamento de resíduos

O CRF-GO, por meio do Programa CRF de Portas Abertas, realizou o minicurso “Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde segundo a RDC 222/2018”, na tarde de quinta-feira, dia 6 de dezembro, no auditório do Conselho. O evento foi ministrado pela presidente da Comissão de Ética Profissional (CEP) e especialista em Saúde Pública, Mirtes Bezerra. 

A formação recebeu cerca de 80 pessoas e na transmissão ao vivo pelo Facebook alcançou mais de 3 mil usuários.  

A abertura do evento foi feita pela presidente do CRF-GO, Lorena Baía, que salientou o compromisso do Conselho em oferecer aos farmacêuticos temas relevantes para sua formação profissional. “Farmacêuticos podem ser responsáveis pelo programa de gerenciamento de resíduos e essa é uma oportunidade de prestar consultoria e trabalhar em mais uma área”, ressaltou Lorena.  

Segundo Mirtes, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 222/2018 regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. Ela se aplica aos geradores de resíduos de serviços de saúde cujas atividades envolvam qualquer etapa do processo de gerenciamento. “A grande maioria dos estabelecimentos são geradores de resíduos. O que varia é quantidade e o tipo de riscos de cada material, pois o descarte inadequado pode comprometer diretamente a saúde e bem-estar do trabalhador”, comentou. 

Mirtes acrescentou que a 222 é uma atualização da RDC 306/2004. Segundo ela, algumas mudanças importantes foram quanto à responsabilidade técnica, manejo e o tratamento dos resíduos. “Antes, todo material deveria ser incinerado, mas agora existem maneiras alternativas e mais econômicas”, afirmou. 

Clique aqui e assista o minicurso na íntegra ou aqui para conferir mais fotos do evento

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação