Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Projeto Cuidados Farmacêuticos capacita mais de 50 profissionais

O CRF-GO encerrou o Projeto Cuidados Farmacêuticos no SUS - Capacitação em Serviço, com o sexto módulo “Cuidados farmacêuticos aplicados à saúde mental”, ministrado pela mestre em Ciências Farmacêuticas Ane Rosalina Trento, nos dias 12 e 13 de março, na sede do Conselho. Abertura foi feita pela presidente, Lorena Baía, que demonstrou a satisfação em abrir as portas da casa do farmacêutico para realização de uma formação tão completa e importante para a saúde pública. 

A formação é uma realização e idealização do CFF e aconteceu em Goiás graças à mobilização e empenho de divulgação do Grupo Técnico (GT) de Trabalho em Saúde Pública do CRF-GO, que garantiu a realização do curso no Estado.

O projeto, que teve início em agosto de 2018, capacitou mais de 50 farmacêuticos, de 13 municípios, que a partir de agora estão aptos a atuarem de forma integrada às equipes de saúde e ofertar serviços farmacêuticos como acompanhamento a pacientes hipertensos, diabéticos, asmáticos ou que tenham doenças mentais. Além do conhecimento adquirido para utilização e manuseio de fitoterápicos e de medicamentos isentos de prescrição (MIP)  no arsenal terapêutico destinado aos usuários do SUS.

O membro do GT e coordenador do pólo no Estado, Flaubert Santana, comemorou a finalização do projeto e ressaltou que ele simboliza uma valorização do trabalho exercido pelos profissionais farmacêuticos. “Eles encerram seus estudos aptos a implantar o que aprenderam em seus locais de trabalho”, salientou. Flaubertt destacou ainda que o GT em Saúde Pública pretende promover novos cursos de capacitação para os farmacêuticos de Goiás. 

Com duração de oito meses, a capacitação contou com seis módulos teóricos presenciais – Introdução aos Serviços Farmacêuticos Clínicos e Saúde Baseada em Evidências; Hipertensão; Diabetes Mellitus; Problema de Saúde Autolimitado; e Fitoterapia –, que totalizaram 96 horas/aula. Além disso, o curso garantiu certificado de 250 horas/aula aos  profissionais que cumpriram as atividades práticas, como consultas farmacêuticas, reunião com gestor e elaboração de procedimentos operacionais padrão (pop) para implantação dos serviços farmacêuticos no município. 

Ao final do módulo, os participantes elogiaram o formato do curso, o conhecimento adquirido e o enfoque dos professores envolvidos. 
 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação