Carta aberta aos farmacêuticos e à sociedade

Medida provisória e projeto de lei colocam em risco a profissão farmacêutica e a saúde de toda a população

Goiânia, 05 de julho de 2019.

A profissão farmacêutica cresce e conquista seu espaço a duras penas desde seu surgimento.
De lá pra cá, o que não nos faltam são motivos para nos orgulhar de sermos farmacêuticos.
A aprovação da Lei 13.021 de 2014, que reafirmou a farmácia como estabelecimento de saúde e garantiu à população a assistência farmacêutica integral, foi um grande marco para a categoria, e simboliza apenas um desses motivos de tanto orgulho.

Junto às conquistas, a profissão farmacêutica também se acostumou a enfrentar grandes desafios e obstáculos ao longo dos anos, que tentaram limitar nosso crescimento e banalizar o cuidado com a saúde.
No cenário brasileiro, o atual governo parece remar contra a maré da saúde, apresentando medidas provisórias e projetos de lei que colocam em risco não só as conquistas da classe farmacêutica, como a saúde do nosso povo.

A Medida Provisória 881/19 - MP da Liberdade Econômica - é um dos mais recentes exemplos que enfrentamos. Prestes a ser votada definitivamente no Congresso, a medida provisória não só desconsidera aspectos relativos à saúde da população e à segurança do paciente, como também elimina a necessidade de farmacêuticos em farmácias, com a criação da assistência farmacêutica remota e liberação da venda de medicamentos sem prescrição em supermercados.

O mesmo caminho errado segue o projeto de lei 3.589/19, do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), em trâmite no Senado. Esta propõe a liberação da venda de medicamentos sem prescrição em qualquer estabelecimento comercial, seja em supermercados ou até mesmo em hotéis. A justificativa, assim como para as MPs e PLs anteriores, é a mesma: reduzir o preço dos medicamentos.

Tanto a MP da Liberdade Econômica quanto o PL 3.589/19 representam um indiscutível ataque à nossa profissão, abrindo espaço para que a presença do farmacêutico não seja mais necessária, além de restringir o direito da população de ter um farmacêutico presente para prestar assistência à sua saúde.

Uma das evidências desse ataque é a justificativa que apresentam: redução de custos e despesas das farmácias. Em outras palavras, a medida provisória e o projeto de lei não atendem as necessidades de saúde da população, mas sim, exclusivamente, a interesses econômicos.

A liberação da venda de medicamentos em qualquer estabelecimento comercial e sem a orientação farmacêutica vai na contramão da valorização da nossa classe e, principalmente, do cuidado e promoção da saúde da população, simbolizando um grande retrocesso para todo o país.

Permitir que a dispensação de medicamentos seja feita fora dos estabelecimentos de saúde, devidamente preparados e aptos para esta prática, põe em risco a saúde de milhares de brasileiros.
Lugar de medicamento é na farmácia e não nos comércios, longe da orientação de profissionais que conhecem de fato a importância e os riscos de se automedicar indiscriminadamente.

Diante do exposto, o Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO) se manifesta veementemente contra tamanho retrocesso e conclama os farmacêuticos a enviarem imediatamente mensagens a todos os parlamentares que compõem a Comissão Mista (Senado e Câmara) que votará o texto da MP 881/19. A votação do texto está prevista para ocorrer na segunda semana de julho de 2019.

Diretoria do CRF-GO.

Abaixo segue sugestão de mensagem e relação dos senadores e deputados que compõem a Comissão Mista que analisa a MP 881/19.

Sugestão de mensagem aos senadores e deputados:

Assunto: MP 881/19 (MP da Liberdade Econômica)
Excelentíssimo(a) Sr(a). Senador(a)/Deputado(a) (nome do Senador(a) ou deputado(a) )

Venho como farmacêutico (a) solicitar seu voto contrário à MP 881, nos itens que liberam a venda de medicamentos fora das farmácias e implementam a assistência farmacêutica remota, já que tais proposituras são de altíssimo risco à saúde pública pois abrem a possibilidade de retirar da população a garantia da assistência farmacêutica integral e presencial e estimulam a automedicação, um problema já seríssimo no pais.
A MP 881/19 afronta a Lei Federal 13.021/14, que garantiu a assistência farmacêutica integral à população de forma presencial e reafirmou a farmácia como estabelecimento de saúde.

A maioria dos pacientes, em especial os idosos, já apresentam dificuldade em entender claramente as orientações sobre o uso correto dos seus medicamentos e também são suscetíveis à automedicação. Esses problemas serão consideravelmente ampliados por meio de orientação remota e da venda de medicamentos em qualquer estabelecimento comercial, principalmente em relação aos idosos, população que mais necessita de orientação.
Diante disso, solicito à V. Exa. que se manifeste contra a referida MP nas proposituras que libera a venda de medicamentos em qualquer estabelecimentos comercial e cria a assistência farmacêutica remota.

Atenciosamente,
Nome completo
CRF-GO xxxx

Clique aqui e veja relação de Senadores e Deputados que compõem a Comissão Mista da MP 881/19