Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Cuidado farmacêutico é foco de projeto da Cemac

A Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) iniciou um novo trabalho que permite atendimento humanizado aos pacientes, por meio do projeto “O cuidado farmacêutico no componente especializado da assistência farmacêutica”. 

A Cemac é uma farmácia pública que executa o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), cujo público-alvo são pacientes portadores de doenças crônicas e raras. Este componente é uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir integralidade do tratamento e acesso medicamentoso aos usuários da saúde pública. 

Inicialmente, foram estruturados dois consultórios farmacêuticos, com quatro profissionais, para atender 800 pacientes portadores de esclerose múltipla — patologia escolhida para iniciar o serviço clínico farmacêutico. 

Segundo o diretor geral da Cemac, Roney Pereira Pinto, que também é membro do Grupo Técnico (GT) de Trabalho em Saúde Pública do CRF-GO, na execução do projeto, os farmacêuticos prestam informações sobre os respectivos tratamentos, fazem avaliações de saúde individuais e periódicas, acompanham de perto cada paciente e verificam se há a necessidade de encaminhamentos para outros profissionais. “Muitas vezes, por falta de informações, o paciente não faz o devido tratamento. Nestes casos, o farmacêutico se torna essencial, pois garante adesão e participa do início ao fim do tratamento”, afirma o diretor da Cemac.

Além de verificar as prescrições, os farmacêuticos também desenvolvem um trabalho de atenção sobre uso correto de medicamentos, adversidades e possíveis interações. O projeto “O cuidado farmacêutico no componente especializado da assistência farmacêutica” foi noticiado no início do mês  de agosto pelo site da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás e deve ser ampliado, gradativamente, para todos os pacientes atendidos pela Cemac. “Os pacientes que já estão sendo atendidos entendem o papel do farmacêutico. O reconhecimento tem sido grande tanto por parte deles, quanto da sociedade”.

Fonte: http://www.saude.go.gov.br/goias-tem-projeto-pioneiro-de-cuidado-farmaceutico/

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação