CRF-GO participa de pesquisa com pacientes polimedicados

Os danos causados por medicamentos, além de graves, custam R$ 60 bilhões ao ano para o Sistema Único de Saúde (SUS). A cada real investido no fornecimento de medicamentos, o governo gasta cinco reais para tratar as morbidades relacionadas a medicamentos (MRMs). As mais onerosas são as causadas por reações adversas (39,3% dos gastos), pela não adesão ao tratamento (36,9%) e pelo uso de doses incorretas (16,9%). Metade dos casos poderia ser evitada com uma supervisão mais cuidadosa e efetiva dos tratamentos (UFRGS/2017). Atentos ao problema, os conselhos de Farmácia se uniram em uma campanha nacional de promoção da adesão às terapias medicamentosas e ao seu uso seguro e racional. A iniciativa é em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio.

“Medicamentos são produzidos para beneficiar as pessoas, mas se não forem utilizados corretamente podem desencadear reações indesejáveis e até causar riscos severos à saúde”, explica Lorena Baía, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO). Segundo ela, o farmacêutico tem papel importante na promoção do uso racional de medicamentos, especialmente quando são muitos males em um só paciente. “O farmacêutico é o profissional especializado capaz de minimizar e até barrar esses riscos através de uma assistência farmacêutica efetiva”, completa.

CAMPANHA

O público-alvo da campanha não foi escolhido por acaso. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 70% dos pacientes com hipertensão, diabetes ou dislipidemias – em sua maioria, usuários de vários medicamentos –, não conseguem controlar suas doenças mesmo tendo diagnóstico e prescrição de médicos. Em outro estudo, o órgão apurou que 82% dos pacientes que utilizavam 5 ou mais medicamentos de uso contínuo o faziam de forma incorreta ou demonstravam baixa adesão ao tratamento. Um em cada três pacientes abandonou algum tratamento, 54% omitiram doses, 33% usaram medicamentos em horários errados, 21% adicionaram doses não prescritas e 13% não iniciaram algum tratamento prescrito.

Além de promover a conscientização da população sobre a importância do acompanhamento farmacêutico para a prevenção de danos e o uso seguro dos medicamentos, os conselhos querem utilizar a campanha para contribuir de forma mais efetiva para a reversão dessas estatísticas. Durante todo o mês de maio, farmacêuticos voluntários dos serviços públicos de saúde, como as UBSs e as farmácias públicas, vão verificar se pacientes polimedicados têm acesso e aderem ao tratamento medicamentoso ou não.

A ideia é compreender e diagnosticar o problema e traçar estratégias para resolvê-lo. O estudo será feito em 24 das 27 unidades federativas. Em Goiás, serão entrevistados 25 usuários do SUS, em 15 municípios do Estado, totalizando 375 pacientes. A expectativa é divulgar o resultado durante o Congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), em julho. Os conselhos de Farmácia esperam sensibilizar os gestores públicos. “É uma iniciativa que visa à melhoria da qualidade da assistência à saúde e também racionalizar gastos do sistema público”, comenta o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João.

Por ocasião da Semana do Uso Racional de Medicamentos, o CRF-GO também fará série de palestras e cursos na sede do Conselho. Nos dias 5 e 12 de maio, haverá curso de auriculoterapia, das 8h30 às 17h. No dia 7, o CRF-GO trará palestrante de Portugal para falar sobre “Prescrição Farmacêutica: Conceitos e Práticas”. E no dia 9 de maio, o tema será “Cuidado farmacêutico ao paciente asmático: técnicas de uso de dispositivos inalatórios”.

Serviço:
O que:  Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos

Tema:  Pacientes polimedicados devem ser acompanhados por farmacêutico para ter melhores resultados terapêuticos

Ação: Conselhos realizam pesquisa para apurar adesão ao tratamento de pacientes polimedicados