Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

CRF-GO oferece palestra gratuita com foco em cuidados paliativos

Celebrado anualmente no segundo sábado de outubro (12), o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos tem o intuito de unir esforços e chamar a atenção para as necessidades das pessoas em sofrimento com doenças terminais. Em comemoração à data, o CRF-GO realiza a palestra “Você sabe o que são cuidados paliativos?”. O evento é gratuito e acontece dia 2 de outubro, quarta-feira, às 19h, no auditório do Conselho. As vagas são destinadas a farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia. 

Clique aqui e se inscreva

De acordo com o psicólogo do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo do Hospital Alberto Rassi (NAPP/HGG) e facilitador da palestra, Dimilson Vasconcelos, o farmacêutico, enquanto profissional da saúde, tem um papel fundamental com a paliatividade, pois a medicação é imprescindível no cuidado com esses pacientes. “Quando deixo de fazer uma medida ou procedimento invasivo, vou ter que utilizar a medicação para aliviar os sintomas. Desta forma, o farmacêutico atua no controle medicamentoso”, aponta.

Durante a palestra serão apresentados os conceitos gerais de cuidados paliativos, critérios de elegibilidade de pacientes, questões a cerca da morte, espiritualidade, respeito e autonomia e cuidado do paciente. “Esperamos que os participantes tenham a oportunidade de refletir sobre esse cenário e buscarem informações que possam garantir seus espaços nas equipes multidisciplinares de cuidados paliativos”, expressa o facilitador.  

Cuidados Paliativos
Cuidado paliativo é uma abordagem multi e interdisciplinar da equipe de saúde, na qual o farmacêutico faz parte, que tem o objetivo de atuar no controle dos sintomas de pacientes que estão com doenças que ameaçam a vida. Segundo Demilson, esses cuidados se aplicam não só ao aspecto físico do paciente, mas também emocional, espiritual e social. 

Dimilson explica que as medidas paliativas trazem mais tranquilidade ao paciente no momento final da vida. “A equipe multi vai abordar o paciente que já está com a doença, no sentido de controlar os sintomas e promover dignidade a ele. Desta forma, a morte irá acontecer naturalmente, no momento em que precisa acontecer, sem intervenções invasivas”, explica o facilitador. 

Sobre o facilitador
Dimilson Vasconcelos Bezerra é psicólogo, especialista em Psicologia Hospitalar e em Cuidados Paliativos. Possui formação em Constelações Familiares Sistêmicas e atua como atua como psicólogo clínico e hospitalar do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG).

CRF de Portas Abertas
A palestra integra o cronograma de atividades do Projeto CRF de Portas Abertas, que tem o objetivo de atrair, por meio de palestras e debates, os farmacêuticos e estudantes de Farmácia para sua casa, o CRF-GO.

Palestra: Você sabe o que são cuidados paliativos?
Data: 2 de outubro, quarta-feira, às 19h
Local: auditório do CRF-GO - Rua 1.122, nº 198 - St. Marista, Goiânia
Facilitador: Dimilson Vasconcelos Bezerra
 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação