Farmacêuticos são certificados com curso de dispensação de medicamentos

O CRF-GO encerrou o curso de extensão “Dispensação de Medicamentos como Serviço Clínico Farmacêutico” com cerimônia de entrega de certificados, realizada dia 25 de setembro, na sede do Conselho. A formação, que aconteceu em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), durante agosto e setembro, foi oferecida gratuitamente. 43 farmacêuticos foram contemplados com a certificação e saíram aptos a aplicar o aprendizado na rotina de trabalho.

A abertura do evento foi feita pela vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil, que salientou o compromisso do Conselho em promover, constantemente, formações de qualidade para os farmacêuticos. Com o objetivo de capacitar os farmacêuticos do Estado para realização da dispensação como serviço clínico, o curso foi idealizado pelo Grupo Técnico (GT) de Trabalho em Serviços Farmacêuticos Clínicos do CRF-GO.

A formação contou com aulas teóricas que abordaram temas, como team basead learning, farmácia clínica na atenção à saúde, serviços farmacêuticos clínicos e legislação para a dispensação de medicamentos. Além de aulas práticas e estudos de casos focados em resultados da farmacoterapia, atividades práticas de dispensação e discussão de casos clínicos vivenciados pelos participantes. Segundo informações do GT, há expectativa de abertura para uma próxima turma.

Ao final do evento, o GT nomeou a nova coordenadora que passa a ser a farmacêutica Ana Carolina Modesto, que antes era secretária do grupo. A farmacêutica Ane Trento passa a ocupar o cargo de secretária. A antecessora de Ana Carolina, a farmacêutica Tatyana Matteucci continua como membro, mas irá se afastar da coordenação devido à maternidade.

Clique aqui e confira todas as fotos do evento