Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Novo coronavírus - como se proteger?

Com a confirmação dos primeiros casos do novo coronavírus em Goiás, o Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO) elenca medidas e condutas mais adequadas para reconhecer, prevenir e combater esse novo agente viral.

O mais importante agora é conter a proliferação da doença covid-19 para evitar que muitas pessoas sejam infectadas simultaneamente e provoquem o colapso do sistema de saúde, como aconteceu na China e na Itália, primeiros países a sofrerem com a pandemia. Por isso, medidas simples como lavar bem as mãos, com água e sabão, ou usar álcool em gel 70% ainda são as mais eficazes.

O vírus SARS-CoV-2 é transmitido pela saliva, por gotículas presentes em tosse e espirro, por aperto de mão e por superfícies e objetos contaminados, como maçaneta e corrimão. É recomendável evitar lugares aglomerados de pessoas, principalmente onde não há ventilação, e manter a distância mínima de um metro daquelas que apresentem sintomas de gripe ou resfriado.

Para a maioria das pessoas, cerca de 80% dos casos, os sintomas causados pelo vírus são como uma gripe ou resfriado comum, com febre e tosse, podendo ocorrer ainda coriza e dor de garganta. Os sintomas podem se agravar para dificuldade respiratória. Mas também há muitos casos em que a doença se apresenta assintomática, daí o perigo de se aumentar o contágio.

Os grupos de riscos são idosos, pessoas com doenças pré-existentes e pacientes com baixa imunidade, o que pode piorar a evolução da doença. Os casos mais graves estão registrados em idosos com mais de 70 anos, sendo pior o quadro daqueles com mais de 80 anos e doenças cardiovasculares. Diabetes, doença respiratória crônica, hipertensão e câncer também são agravantes.

A Organização Mundial de Saúde classifica o risco do novo coronavírus para crianças como baixo e não houve nenhuma morte de criança registrada no mundo. Pesquisadores apontam que as crianças não estão imunes e são suscetíveis a contrair o vírus, mas não sofrem sintomas severos, como inflamação nos pulmões ou dificuldade respiratória.

As autoridades de saúde recomendam que, em caso de algum sintoma de doença respiratória que se assemelhe ao coronavírus, o ideal é ficar em casa, de repouso, ingerir bastante líquido e se alimentar bem. Deve-se evitar as unidades de saúde, onde há maior risco de contágio e proliferação de doenças e somente procurá-las em caso de agravamento da doença, com dificuldade para respirar. Só são considerados casos suspeitos pacientes que apresentam os sintomas da covid-19 e que viajaram para áreas afetadas nos últimos 14 dias ou que tiveram contato com pessoas que viajaram ou foram contaminadas.

As medidas tomadas pelos governos das regiões afetadas, como quarentena, cancelamento de eventos e aglomerações, fechamento de escolas e planos de contingência visam diminuir a velocidade com que a doença se alastra, não pela gravidade ou letalidade da doença, que é baixa, mas para que os serviços de saúde possam absorver essa demanda paulatinamente.

Não há tratamento específico para a covid-19 e não existe vacina disponível até o momento. O CRF-GO alerta para o risco de automedicação e esclarece que medicamentos como o Tamiflu (oseltamivir) não devem ser usados para prevenção ou tratamento do novo coronavírus. Em casos confirmados, assim como nas gripes e resfriados, o paciente pode fazer uso de medicamentos para alívio dos sintomas, como antitérmico e analgésico, mas sempre sob orientação de um farmacêutico. O uso de chás e receitas caseiras não têm eficácia comprovada para o coronavírus. A orientação é apenas cuidar bem da saúde para evitar quedas da imunidade.

O CRF-GO pede para que farmacêuticos e a sociedade em geral compartilhem apenas informações oficiais de órgãos públicos, como do Ministério da Saúde, para não correr o risco de disseminar fake news. O momento é de prevenção e cautela, mas o alarde não faz bem para a saúde mental da população. Abaixo, listamos alguns links úteis e confiáveis. Para quem tem smartphone, recomendamos baixar o aplicativo do Ministério da Saúde, o Coronavírus - SUS. Nele é possível monitorar sua saúde e verificar se há a necessidade de se buscar ajuda médica. Ele apresenta mapa das unidades de saúde próximas, dicas e informações atualizadas sobre o crescimento da doença no Brasil.

- Nota técnica do CRF-GO: clique aqui.

- Folder para orientação à população - CFF: clique aqui.

- Guia de bolso do CFF: clique aqui.

- Guia rápido ABRAFARMA - 13/04/2020: clique aqui.

- Orientações aos proprietários de farmácias - 18/03/2020: clique aqui.

- Tipos recomendados de equipamentos de proteção individual no contexto do Covid-19, de acordo com o tipo de ambiente, pessoa-alvo e tipo de atividade - Organização Mundial de Saúde (OMS): clique aqui.

- Orientações do CFF a farmácias da APS no SUS: clique aqui.

- Padronização de acessórios para medida de temperatura (CFF): clique aqui.

- Definição de caso suspeito, caso provável, caso confirmado, caso descartado, caso excluído, caso descartado, caso curado, contato próximo e contato domiciliar (CFF): clique aqui.

- Equipamentos de Proteção Individual (EPI) - CFF: clique aqui.

- Resolução RDC nº 347 - define os critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para a exposição à venda de preparações antissépticas ou sanitizantes oficinais, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao SARS-CoV-2: clique aqui.

- Prefeitura de Goiânia disponibiliza atendimento por telefone para tirar dúvidas sobre o coronavírus. Para saber mais clique aqui.

- Nota técnica sobre IECA ibuprofeno e Covid-19: clique aqui.

- Portaria 105/2020 da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, que prorroga a validade dos Alvarás de Autorização Sanitária expedidos pela Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental de Goiânia no ano de 2019: clique aqui.

- Nota técnica do CRF-GO sobre cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento contra o novo coronavírus: clique aqui.

- Orientações para farmacêuticos que atuam com atendimento ao público: clique aqui.

- Perguntas mais frequentes (FAQ) sobre a RDC 357: clique aqui.

- Nota informativa do Ministério da Saúde sobre o uso da cloroquina como terapia adjuvante no tratamento de formas graves do COVID-19: clique aqui.

- Perguntas e respostas SUVISA  RDC 357 e assinatura digital de receitas de controle especial: clique aqui.

- Perguntas e respostas RDC 351/2020 Cloroquina e Hidroxicloroquina - SUVISA - 27/03/2020: clique aqui.

- Perguntas e respostas produção de soluções alcoólicas e álcool gel durante a pandemia de coronavírus - SUVISA 25/03/2020: clique aqui.

- Tabela de notificações de receitas de controle especial a partir da RDC 357/2020: clique aqui.

- Guia farmacêutico para atendimento em farmácias durante a pandemia da covid-19: clique aqui.

- Protocolo de manejo clínico do coronavírus (Covid-19) na atenção primária à saúde - Ministério da Saúde versão 6: clique aqui.

- Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para estabelecimentos farmacêuticos - Máscaras: clique aqui.

- Requisição 01/04/2020: Necessidade de utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): clique aqui.

- FAQ Portaria 639/2020 do Ministério da Saúde - Dispõe sobre a Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde", voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19): clique aqui.

- Para acessar a nota explicativa clique aqui.

- FAQ sobre máscaras caseiras: clique aqui.

- Guia de recomendações de proteção aos trabalhadores dos serviços de saúde no atendimento de COVID-19 e outras síndromes gripais: clique aqui.

- Nota Técnica CRF-GO sobre antecipação de colação de grau - 28/04/2020: clique aqui.

- Orientações do CFF sobre uso de EPIs por profissionais da saúde: clique aqui.

- Orientações do CFF sobre acessórios para medição de temperatura: clique aqui.

- Oficio aos farmacêuticos e proprietários sobre prescrição eletrônica: clique aqui.

- Anvisa orienta profissionais de saúde para a devida notificação de eventuais problemas detectados em exames para Covid-19: clique aqui.

- Nota Técnica Anvisa nº 04/2020 - Orientações para serviços de saúde: Medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infeccção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) - Atualizada em 08/05/2020: clique aqui.

- Nota Técnica Anvisa nº 26 - Recomendações sobre produtos saneantes que possam substituir o álcool 70% na desinfecção de superfícies, durante a pandemia da COVID-19: clique aqui.

- Orientações do Ministério da Economia às farmácias durante pandemia de Covid-19 (13/05/2020): clique aqui.

- Nota Técnica Anvisa nº 51 (13/05/2020) - Desinfecção de pessoas em ambientes públicos e hospitais durante a pandemia de Covid-19: clique aqui.

- Testes para Covid-19 - Perguntas e respostas da Anvisa (14/05/2020): clique aqui.

- Resolução nº 17, de 08/05/2020, da SES-GO sobre Regulamento Técnico para a utilização de testes rápidos para COVID-19 em farmácias e drogarias no âmbito do estado de Goiás: clique aqui.

- RDC 377/2020 da Anvisa sobre utilização de testes rápidos para Covid-19 em farmácias: clique aqui.

- Nota Técnica nº 97 da Anvisa com orientações para realização de testes rápidos para Covid-19 em farmácias privadas durante o período da pandemia: clique aqui.

- FAQ sobre testes rápidos - 18/05/2020: clique aqui.

- Orientações do Ministério da Saúde para tratamento medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19: clique aqui.

- Nota Informativa nº 9/2020-SE/GAB/SE/MS - Orientações para manuseio medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19: clique aqui.

- Recomendações da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) para o cuidado farmacêutico ao paciente crítico com Covid-19 na UTIs: clique aqui.

- Segurança da água, do esgotamento sanitário e o protocolo de antissepsia e desinfecção massiva contra o SARS-CoV-2 (CFF - 25/05/2020): clique aqui.

- Ofício 235/2020 do CRF-GO a farmacêuticos e proprietários de estabelecimentos de saúde em Goiás e Anexo I com perguntas e respostas sobre prescrição eletrônica: clique aqui.

- Uso da máscara de tecido pela população: análise crítica e recomendações de confecção e técnicas de uso e desinfecção (CFF): clique aqui.

- Nota Técnica nº 15/2020 - SES/SAIS - 03083: Orientações para a utilização de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19: clique aqui.

- Ofício Circular nº 00036/2020-CGP/CFF: Encaminha nota técnica que institui o termo de ciência e responsabilidade e a declaração do farmacêutico responsável: clique aqui.

- Nota Técnica CFF: Institui o termo de ciência e responsabilidade e a declaração do(a) farmacêutico(a) responsável: clique aqui.

- Nota Técnica nº 05/2020 - SUVISA/SES-GO - Orientações de atendimento a trabalhadores da saúde e da segurança pública pós teste rápido e PCR para Covid-19 no estado de Goiás: clique aqui.

- Lei nº 14.023, de 08/07/2020 - Altera a Lei nº 13.979, de 06/02/2020, para determinar a adoção de medidas imediatas que preservem a saúde e a vida de todos os profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública, durante a emergência de saúde pública decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019: clique aqui.

- CFF: Orientações da Federação Farmacêutica Internacional (FIP) sobre Covid-19 para farmacêuticos: clique aqui.

- FAQ sobre RDC 405/2020 da Anvisa, que inclui a ivermectina na lista de medicamentos sujeitos a controle especial: clique aqui.

- Relatório de gestão do CRF-GO no contexto da pandemia de Covid-19: clique aqui.


CRF é notícia. Confira aqui a cobertura da imprensa.


Como se proteger?

Para reduzir o risco de infecção pelo SARS-CoV-2, o CRF orienta:
- Lave bem as mãos com água e sabão frequentemente;
- Evite levar as mãos ao rosto, especialmente olhos, boca e nariz;
- Quando não for possível lavar as mãos, como dentro de transportes públicos, use o álcool em gel 70% para fazer a assepsia. Para a higiene nasal, use um lenço descartável;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
- Evite locais aglomerados e fechados. Procure sempre ambientes ventilados;
- Evite contato próximo com pessoas com sinais de gripe ou resfriado.

A doença é contagiosa?

Sim! O coronavírus é altamente transmissível e pode contaminar pessoas e animais. O contágio ocorre de uma pessoa doente para outra:
- Pelo contato com gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
- Toque ou aperto de mãos;
- Contato com objetos ou superfícies contaminadas, como maçanetas e corrimão.

Quais são os sintomas?

Os sintomas principais são:
- Febre;
- Tosse;
- Falta de ar;
- Também foram registrados pacientes com: dor muscular, confusão, dor de cabeça, dor de garganta, coriza, dor no peito, diarreia, náusea e vômito.

Quem deve tomar mais cuidado?

Os grupos de riscos são:
- Idosos, especialmente com mais de 70 anos de idade;
- Diabéticos;
- Asmáticos;
- Hipertensos;
- Portadores de doenças crônicas e
- Pessoas com baixa imunidade.
- Pessoas com até 50 anos sentem sintomas leves, como de um resfriado, ou podem até não apresentar sintomas.

Já existe tratamento contra o coronavírus (Covid-19)?

Não! Os médicos tratam os sintomas para evitar o agravamento da doença e reduzir o desconforto. 

Como devo usar máscaras e luvas?

Quanto aos itens de proteção pessoal:
As máscaras são recomendadas para quem está doente, assim impedindo que contamine outras pessoas, e devem ser trocadas quando ficarem úmidas, além de serem descartadas corretamente.
Também devem ser usadas por profissionais de saúde como equipamento de proteção individual (EPI).

E para os profissionais de Farmácia?

Farmacêuticos que trabalham em farmácias e drogarias devem orientar a população quanto à prevenção e controle da doença. Para identificar casos suspeitos, é preciso observar se há:
- Presença de sintomas de infecção respiratória;
- Histórico de viagem para área afetada pela pandemia, principalmente nos últimos 14 dias e/ou
- Contato com pessoas infectadas ou que tenham vindo de regiões afetadas.
- Se confirmadas a suspeição, deve-se atentar aos fatores de risco para agravamento:
- Se o paciente se encaixa no grupo de risco (idosos, portadores de doenças crônicas etc.);
- Se há sintomas que possam sugerir um agravamento do quadro para pneumonia ou insuficiência respiratória.

Em ambientes hospitalares, farmacêuticos devem utilizar as medidas de precaução padrão, quando em contato com o paciente:
- Máscara cirúrgica;
- Luvas;
- Avental não estéril e
- Óculos de proteção.

 
 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação