O Brasil conta com os farmacêuticos

O Brasil tem 220 mil farmacêuticos inscritos no Conselho Federal de Farmácia (CFF), que, em caráter emergencial, poderão ser recrutados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo no enfrentamento do novo coronavírus (SARS-Cov-2). Somente em Goiás, são 10.484 farmacêuticos que atuam em 135 especialidades diferentes.

O Ministério da Saúde (MS), por meio da portaria nº 639/2020, publicada hoje, dia 2/4, no Diário Oficial da União, pede que todos os conselhos de saúde enviem o cadastro completo de todos os profissionais inscritos para que eles sejam capacitados para o enfrentamento à pandemia de covid-19, por meio de cursos a distância. A ação estratégica foi batizada de "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde".

Em virtude da situação pandêmica de infecção humana da covid-19, o Ministério da Saúde ressaltou “o caráter obrigatório do cadastramento dos profissionais e da participação na capacitação”. De acordo com a portaria, o ministério identificará e reportará aos conselhos os dados do profissional que não se cadastrar e que não concluir os cursos de capacitação. O profissional, entretanto, tem a liberdade de informar no cadastro se deseja fazer parte da ação. O Ministério, dessa forma, prepara o Brasil para esta situação de emergência, mas não definiu ainda como será a convocação.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía, considera que a ação estratégica é uma excelente oportunidade de contribuir e mostrar que o farmacêutico pode trazer melhores resultados terapêuticos e, se somado à equipe multiprofissional, reduzir os danos da pandemia. "Esse chamamento nos coloca de fato como profissionais de saúde. Entendo que servir à sociedade é um caminho sem volta nem retrocesso", declara a presidente.

Lorena afirma que, juntamente com a diretoria, não medirá esforços para informar e auxiliar os farmacêuticos de Goiás a se cadastrarem e participarem da capacitação. "A profissão farmacêutica será diferente quando a pandemia acabar e mais valorizada", preconiza. Segundo ela, a sociedade conhecerá melhor o farmacêutico, que não está apenas nas farmácias, atendendo, orientando pacientes e dispensando medicamentos, está também nos laboratórios, realizando exames para diagnosticar o coronavírus. Está ainda nas unidades de saúde pública e nos hospitais, dispensando medicamentos e cuidando das pessoas. Está presente nas indústrias, pesquisando, desenvolvendo e cuidando da produção de medicamentos para a população e também nas empresas de logística, assegurando que os produtos de saúde cheguem às farmácias com qualidade. Também está nas universidades, ensinando e pesquisando novas tecnologias para combate e prevenção de doenças, como a covid-19.

Como vai funcionar — Antes de qualquer convocação, os farmacêuticos precisarão preencher o formulário eletrônico Registra RH – registrarh-saude.dataprev.gov.br. Durante o cadastro, o farmacêutico informará de deseja fazer parte da ação estratégica do ministério "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde". Após registrar os dados, receberá um e-mail para se cadastrar na plataforma do curso online.

O ministério vai cruzar os dados dos formulários preenchidos pelos profissionais com as informações de cadastro enviadas pelo CFF, para confirmar que os profissionais realmente são farmacêuticos e estão habilitados pelo conselho.

Após a validação, os profissionais da saúde passarão por capacitação obrigatória nos protocolos oficiais de combate ao coronavírus aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coes). Os cursos serão a distância. Todos os participantes receberão certificado de conclusão e só depois poderão ser convocados.

Com informações da Agência Brasil e CFF