CRF-GO vacina farmacêuticos e técnicos de laboratório contra influenza

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás realiza campanha de vacinação anual contra influenza neste sábado, dia 18 de abril, das 9 às 16hs, na sede do CRF, em Goiânia.

A vacina, oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, é destinada aos farmacêuticos e técnicos de laboratório registrados no Conselho. Todos devem agendar o atendimento pelo site, antecipadamente, para evitar aglomeração e filas.

Para receber o atendimento é necessário apresentar a carteira profissional ou declaração de inscrição profissional, emitida por meio do CRF em Casa, bem como comprovante de agendamento impresso ou digital pelo celular. Para maior segurança, o Conselho orienta aos participantes que sejam pontuais e evitem chegar com muita antecedência para não gerar aglomerações, também solicita que utilizem máscaras para evitar a contaminação aos que estiverem trabalhando bem como aos que serão atendidos e que mantenham-se à distância de no mínimo 1 metro entre as pessoas.

Confira abaixo a lista de perguntas mais frequentes sobre a vacinação contra influenza, realizada pelo CRF-GO, e esclareça suas dúvidas.

Não sou farmacêutico nem técnico de laboratório, porém, sou trabalhador de farmácia e/ou drogaria. Posso me vacinar no CRF-GO?
Não. A vacinação no CRF-GO é exclusiva para farmacêuticos e técnicos de laboratório inscritos e ativos no Conselho. O público a ser atendido pelo CRF-GO é determinado pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, que disponibiliza gratuitamente as doses da vacina de acordo com os profissionais vinculados ao órgão. A vacina também está garantida para outros profissionais de saúde na rede pública. Procure um posto de vacinação no seu município portando documento (crachá, contra-cheque, carteira de trabalho) que comprove seu vínculo empregatício.

Sou farmacêutico de distribuidora de medicamentos, posso me vacinar no Conselho?
Sim, desde que esteja inscrito no Conselho e esteja atuando no segmento farmacêutico. A vacina contempla todos os profissionais, sendo farmacêuticos ou técnicos de laboratório, independentemente de sua área de atuação.

Sou atendente de farmácia, posso me vacinar no CRF-GO?
Não. A Secretaria Municipal de Saúde autorizou a vacinação no CRF-GO exclusivamente para farmacêuticos e técnicos de laboratório inscritos e ativos no Conselho. Entretanto, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações/Ministério da Saúde (PNI/MS), por estar inserido em Grupo de Risco Prioritário, como profissional da saúde, você tem acesso gratuito à vacina contra a gripe. Basta procurar um posto de vacinação do seu município portando documento (crachá, contra-cheque, carteira de trabalho) que comprove seu vínculo empregatício com a farmácia.

Quando não é recomendada a administração da vacina contra influenza?
Ao sinal de febre ou doenças graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro.

Sou alérgico a ovo, posso tomar a vacina contra influenza?
Se o paciente, após a ingestão de ovo, apresentou um quadro de anafilaxia, ou seja, uma reação alérgica grave e de rápida progressão, recomenda-se administrar a vacina em ambiente adequado, que ofereça atendimento e suporte de urgência e emergência.

Se eu tiver histórico de Síndrome de Guillain-Barré posso tomar a vacina contra influenza?
Neste caso é necessária avaliação médica para verificar benefício e risco da vacina contra influenza.

Sou doador de sangue, posso tomar a vacina contra influenza?
Sim, no entanto, é preciso obedecer ao intervalo de 48 horas após ter recebido a aplicação da vacina contra influenza para doar sangue.

Quais as possíveis reações adversas provocadas pela vacina?
 - Manifestações locais: dor local, eritema e enduração ocorrem em 15% a 20% dos pacientes, sendo benignas e autolimitadas, geralmente resolvidas em 48 horas;
- Manifestações sistêmicas: febre, mal-estar e mialgia que podem começar de 6 a 12 horas após a vacinação;
- Reações de hipersensibilidade: reações de anafilaxia (hipersensibilidade tipo I) são extremamente raras e podem ser associadas a qualquer componente da vacina;
- Manifestações neurológicas: raramente a aplicação de algumas vacinas pode anteceder o início de Síndrome de Guillain-Barré (SGB). Geralmente, os sintomas aparecem entre 1 a 21 dias e no máximo até seis semanas após a administração da vacina.

Qual o valor da vacina contra influenza a ser ministrada no CRF-GO?
A vacina é oferecida gratuitamente, sendo esta doada pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Para fazer seu agendamento, clique aqui.

Para consultar a lista de postos de vacinação contra influenza em Goiânia, clique aqui.