UFG e PRF distribuem álcool glicerinado para caminhoneiros e motoristas

Ação auxilia nas medidas de higiene para esses profissionais, combatendo assim a Covid-19.

Uma parceria entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Loja Maçônica Luz no Horizonte promoveu a distribuição de 1.500 frascos de álcool glicerinado para caminhoneiros e outros motoristas que passaram pela BR-153 na manhã desta sexta-feira, 22/5, em Goiânia.

O ato de solidariedade partiu do grupo maçônico, que adquiriu embalagens, glicerina e álcool com o objetivo de doar à população e ajudar nas medidas de higiene para conter a disseminação do novo coronavírus. A empresa Luna Greentech doou os extratos de babosa, e o álcool glicerinado, que possui as mesmas propriedades de desinfecção do álcool em gel, foi produzido no Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de Bioprodutos da Faculdade de Farmácia.

Para somar forças ao ato, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas trabalharam como voluntários, realizando a transformação do álcool para que pudesse ser utilizado com eficácia na desinfecção da população.

Cada policial rodoviário federal em Goiás recebeu um frasco e o restante foi distribuído a motoristas que passaram pela unidade da PRF de Hidrolândia, no Km 525 da BR-153. Equipes da PRF, alunos da Faculdade de Farmácia e da loja maçônica fizeram as entregas como forma de incentivar a higienização das mãos e, assim, contribuir para frear a propagação da Covid-19 Brasil afora.

Para Edemilson Cardoso da Conceição, professor da Faculdade de Farmácia da UFG, "o ato surgiu como forma de prevenção à saúde dos caminhoneiros e motoristas e evitar, assim, o aumento da propagação do vírus pelo País".

Texto: Kharen Stecca com adaptações da Assessoria de Comunicação do Conselho Regional de Farmácia de Goiás.
Fotos: Divulgação.