CRF-GO participa de audiência sobre curso EAD na saúde

A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía, e o assessor técnico Júlio Godinho, participaram de audiência pública para discutir o Projeto de Lei (PL) nº 5.414/16 referente à oferta de curso superior na modalidade a distância (EAD) para cursos da área da saúde.

O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 15 de maio, na Câmara do Deputados, em Brasília. E marca outra resposta dos conselhos de saúde à resolução nº 01 de 11 de março de 2016, do Ministério da Educação (MEC), que autoriza as universidades a oferecerem a modalidade de ensino não presencial na área da saúde.

Atualmente, no Brasil, já são 616.532 vagas de EAD oferecidas em 11 das 14 profissões da saúde. Os conselhos profissionais da área da saúde defendem o ensino presencial e a prática desde o início dos cursos, como fator essencial à qualidade da graduação.

“Não há tecnologia capaz de substituir o contato do farmacêutico com seu paciente”, defende Lorena Baía. Segundo a presidente do CRF-GO, isto é fundamental para a qualificação técnica e, acima de tudo, para a formação humanista, imprescindível a todo e qualquer profissional de saúde.

A audiência foi promovida pelos deputados federais Alice Portugal (PCdoB-BA) e Luiz Mandetta (DEM-MS), co-autores do PL nº 5.414/16  e membros da Comissão de Seguridade Social e da Família (CSSF) da Câmara dos Deputados.

Participaram da audiência, a representante do Ministério da Educação  (MEC), Patrícia Augusta Ferreira Vilas Boas;  o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps; o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Ferreira dos Santos; a representante do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Zilamar Fernandes; a representante do Conselho Federal de Enfermagem (CFE), Dorisdaia Carvalho de Humerez; e o diretor de relações nacionais da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Carlos Roberto Juliano Longo.