Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Uso recreativo de fentanil pode ter consequências fatais

Dados recentes mostram um aumento alarmante no consumo e nos riscos associados aos opioides no Brasil e em escala global. De acordo com a Fiocruz, estima-se que cerca de quatro milhões de brasileiros já tenham usado medicamentos dessa classe sem prescrição médica.

De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA), os Estados Unidos enfrentam uma grande crise pelo uso de opioides, atingindo um pico histórico de mortes por overdose. Em 2023, mais de 100 mil óbitos foram registrados no país devido a overdose, sendo que 60% dessas mortes foram causadas pelo fentanil. A cidade de Nova Iorque enfrenta uma situação ainda mais grave, com 80% das mortes por overdose relacionadas ao fentanil.

Dados do  Centers for Disease Control and Prevention (CDC) mostram que o fentanil, é mais potente que a heroína e a morfina – cerca de 50 e 100 vezes mais forte, respectivamente.

Daniel Jesus, diretor-secretário do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), alerta sobre os perigos do fentanil: “Esse opióide é utilizado para tratar dores intensas, especialmente pós-cirurgias ou em quadros de dor crônica. Ele atua no sistema nervoso central, bloqueando os sinais de dor. No entanto, é altamente viciante e extremamente potente”, explica.

O uso recreativo do fentanil apresenta riscos graves de overdose e dependência, podendo resultar rapidamente em insuficiência respiratória e morte. Daniel Jesus destaca outra preocupação: “A aquisição e uso ilegal do fentanil aumentam ainda mais os riscos à saúde, pois podem envolver exposição a substâncias adulteradas”.

O CRF-GO alerta sobre os perigos associados ao uso impróprio de opioides e ressalta a importância de orientação médica para o uso adequado desses medicamentos, a fim de evitar riscos à saúde e possíveis consequências fatais decorrentes do seu uso indevido.

 

FONTE: ASCOM/CRF-GO

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação