Aprovada resolução que regulamenta a prescrição e administração de produtos injetáveis por farmacêuticos

Durante a última Reunião Plenária Ordinária do Conselho Federal de Farmácia (CFF) em 19/12, foi aprovada uma resolução crucial que regulamenta a prescrição e administração de produtos injetáveis por farmacêuticos. Essa medida, aguardando publicação, foi aprovada por maioria dos 27 conselheiros federais do Pleno, refletindo um avanço significativo para a categoria.

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destacou a importância da regulamentação antes da votação, e convocou os colegas a lutar por essa resolução, comparando-a a desafios anteriores vencidos pela profissão.

Layane Glacielly, conselheira do CRF-GO e coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Farmácia Estética do CRF-GO, expressou sua satisfação com a aprovação da resolução. "Essa regulamentação é um marco importante para a atuação farmacêutica, incluindo a farmácia estética. Agora, os profissionais dessa área terão respaldo legal para exercer suas atividades de forma mais independente e segura. O CRF-GO continuará apoiando iniciativas que fortaleçam a atuação dos farmacêuticos em diversas especialidades", destacou Glacielly.

A resolução, que delimita as competências e atribuições dos farmacêuticos na prescrição e administração de produtos injetáveis, será publicada nos próximos dias após passar por ajustes aprovados em Plenário e pela revisão final. Este avanço representa não apenas um reconhecimento da importância do papel dos farmacêuticos, mas também um passo significativo em direção à autonomia profissional e à excelência na prestação de serviços, especialmente em campos específicos como a saúde estética.