Presidente do CRF-GO é uma das colaboradoras dos "Guias de Atuação Farmacêutica na PrEP e PEP ao Vírus HIV" lançado pelo CFF

Em um momento histórico, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) anunciou o lançamento dos Guias de Profilaxias Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP) ao vírus HIV durante a 538ª reunião plenária do CFF. Essa iniciativa representa um passo significativo para aprimorar o acesso a medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para populações vulneráveis, conforme destacado pela coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Cuidado Farmacêutico à População LGBTQIAPN+ e outras Populações Vulneráveis do CFF, Alícia Kruger.

Alícia Kruger iniciou a apresentação enfatizando a importância desse momento, ressaltando que a primeira prescrição de um medicamento tarjado por farmacêuticos foi destinada a profissionais do sexo, travestis, mulheres e homens transexuais, homens gays e outros considerados marginalizados pela sociedade. A presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía, também colaborou com as publicações e comentou o lançamento, reforçando o compromisso do CRF-GO em promover a saúde e bem-estar dessas populações.

Durante o evento, foram apresentados dados alarmantes sobre a disseminação do HIV/Aids no mundo, com aproximadamente 4 mil novas infecções diárias e 650 mil mortes relacionadas à Aids somente em 2021. No Brasil, os números também são expressivos, com quase 41 mil novos casos de HIV e 35 mil casos de Aids no mesmo período, resultando em uma média de 20 mortes diárias no país por causas associadas à doença.

Para acessar os guias e obter mais informações sobre a atuação farmacêutica na PrEP e PEP, visite o Link para os guias no site do CFF: https://site.cff.org.br/publicacoes