A importância do Farmacêutico Responsável Ténico para a qualidade e segurança dos serviços e medicamentos

O Farmacêutico Responsável Técnico (RT) é um profissional essencial em uma farmácia. Ele é responsável por garantir que todos os processos e procedimentos
estejam de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores.

O RT deve possuir formação específica, estar regularizado no conselho profissional, ser capaz de supervisionar as atividades desenvolvidas na farmácia, assegurando a
qualidade e segurança dos medicamentos e serviços prestados.

Além de garantir a conformidade legal, o RT tem a responsabilidade de orientar a equipe, zelar pela ética no exercício da profissão, promover boas práticas e estar atualizado quanto às legislações vigentes.

Para assumir o RT, o profissional deve enviar para o seu Conselho de registro o requerimento para obtenção da Certidão de Regularidade Técnica (CRT), junto com a cópia do vínculo profissional com a empresa.

Dentre os estabelecimentos em que o farmacêutico pode ser responsável estão: Farmácias, Farmácias Homeopáticas, Farmácias Homeopáticas e Alopáticas, Farmácias Privativas de unidades Hospitalares, Farmácias Privativas de Clínicas, Farmácias Públicas, Drogarias, Distribuidoras de Medicamentos, Distribuidoras de Correlatos, Laboratórios de Análises Clínicas, Laboratórios de Controle de Qualidade, Indústrias de Produtos Alimentícios, Indústrias de Produtos Farmacêuticos, Indústrias de Produtos Cosméticos, entre outros.

FONTE: ASCOM/CRF-GO