Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Noite de Debates em Estética lota auditório do CRF-GO

A Noite de Debates em Estética lotou o auditório do CRF-GO na noite da última quinta-feira, 24 de agosto. Farmacêuticos e acadêmicos puderam tirar dúvidas sobre diversos temas que cercam a profissão de Farmácia Estética. A noite contou com dois momentos, o primeiro foi a Roda de Conversa sobre Ética na Estética, e o segundo a palestra “Procedimentos e Recursos Básicos na Estética Facial: Mitos e Verdade”.  

A presidente do CRF-GO, Lorena Baía, fez a abertura do evento. Lorena agradeceu a participação e expressou satisfação em ver o auditório lotado por pessoas que estão em busca de conhecimento. “Isso mostra o compromisso de nossa gestão com práticas farmacêuticas seguras”, ressaltou. “Coloco-me à disposição e também o Conselho de Goiás para sanar quaisquer dúvidas; estamos sempre de portas abertas”, acrescentou.

Segundo a presidente, a estética é um tema novo e muito importante para a profissão. “Essa gestão tem três importantes objetivos. O primeiro é o fortalecimento do jovem farmacêutico, preparando-o para o mercado. O segundo é a fiscalização, auxiliando o profissional no cumprimento do código de ética e norteando-o em suas práticas. E o terceiro, a educação continuada, trazendo e levando conhecimento e qualificando acadêmicos e graduados, por meio de cursos, formações e palestras”, expressou. 

Roda de Conversa

A Roda de Conversa sobre Ética na Estética contou com a participação da coordenadora da Comissão de Estética do CRF-GO, Layane Glacielly Dias; da secretária, Acácia Alves da Silva; das membros Juliana Maria Gonçalves e Nássara Borges; também da representante da Comissão de Ética Profissional (Cep), Clecilda Pimenta; e do assessor jurídico do CRF-GO, Flávio Rolim. 

Layane Glacielly demonstrou sua gratidão em receber os participantes e destacou o compromisso da Comissão em dirimir dúvidas acerca do tema. “Antes a estética era terra de ninguém. Não existia lei que assegurava a atuação. Mas hoje existe, e o farmacêutico precisa conhecê-la”, manifestou. “Precisamos que os farmacêuticos sejam seus próprios fiscalizadores de profissão, para que, assim, todos atuem da forma mais segura e resguardada”, defendeu. 

Flávio Rolim apresentou o tema “Atuação do Farmacêutico no âmbito da saúde estética”. O assessor apontou as principais resoluções que asseguram ou impedem a atuação do farmacêutico esteta, dirimindo dúvidas dos participantes sobre procedimentos proibidos, legislação e questões trabalhistas. “Hoje, existem áreas na estética em que o farmacêutico não pode atuar. Mas já houve um parecer do Ministério Público Estadual (MPE) favorável à atuação. Nós entendemos que essa suspensão é temporária. E todo conhecimento adquirido por esses profissionais não é em vão”, afirmou.  

Segundo Clecilda Pimenta, farmacêutica há mais de 20 anos, o papel da Comissão da Ética no evento foi de esclarecer a importância do cumprimento do código de ética profissional, a fim de resguardar a atuação do farmacêutico. “Necessitamos ter responsabilidade ao exercer nossa profissão. A estética é uma atuação nova e surgem várias duvidas. Estamos sendo alvos e devemos assegurar nossos procedimentos. Realizar qualquer método que está fora da lei é um delito”, alertou.   

Nássara Borges salientou que deve existir fiscalização não só do Conselho, mas também dos próprios profissionais, pois assegurando os direitos legais estará sendo assegurado o direito à atuação. “Este é um importante momento para a classe, e juntos ao CRF-GO trabalharemos em prol dos farmacêuticos estetas”, enfatizou. Nássara também realçou que antes de escolher um curso de especialização ou capacitação é importante verificar se a instituição de ensino está de acordo com as leis, pois isso é outra forma de assegurar a legalidade da profissão.

Segundo Acácia Alves, o CRF-GO tem trabalhado ativamente para levar conhecimento e formações que capacitem o farmacêutico a atuar de forma ética e responsável. “Nosso objetivo é melhorar cada dia mais para a classe. E no que depender da Comissão estaremos indo atrás e lutando pelos direitos dos farmacêuticos estetas”, frisou.  

Para Juliana Gonçalves, a estética é uma profissão que gera muitas dúvidas, pois novos procedimentos surgem todos os dias. “Devemos sempre buscar conhecimento para nos atualizarmos tanto em relação às questões técnica, quanto legais”, comentou. “É importante termos a preocupação em nos resguardar de todas formas possíveis, sempre embasados na lei”, inteirou.   

Ao final da roda, o diretor secretário do CRF-GO, Daniel Jesus, entregou o certificado aos debatedores e os agradeceu por disponibilizarem tempo em trazer o tema para dentro do Conselho. “A estética é uma das áreas mais interessantes da Farmácia. E são momentos como esse que engrandecem o CRF de todos”, finalizou. 

Palestra

Após a Roda de Conversa, Layane, farmacêutica, terapeuta floral, especialista em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada, ministrou a palestra “Procedimentos e Recursos Básicos na Estética Facial: Mitos e Verdade”. Ela abordou os principais assuntos pertinentes às práticas essências e básicas da estética, como botox, preenchimento facial e anamnese clínica. “Precisamos saber identificar substâncias das quais aplicaremos em nossos pacientes. É importante ter esse conhecimento, pois é o meu serviço que estou oferecendo. Nosso intuito é solucionar as principais dúvidas e deixar claro que o CRF-GO é a casa do farmacêutico”, salientou.  

Ao final, a representante da Adcos Goiânia, Laís Faria, entregou aos participantes brindes exclusivos com produtos dermoterapêuticos e cosméticos especiais. O evento também contou com a participação da ex-presidente eleita conselheira federal para o quadriênio 2019/2022, Ernestina Rocha, e das conselheiras Darcinilce Brelaz dos Santos e Sandra Costa. 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação