Programa Ética Viva vai conscientizar alunos e profissionais da Farmácia

Membros da Comissão de Ética Profissional (Cep) do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) realizaram treinamento para os programas Ética Viva e Start CRF, na tarde desta quinta-feira, dia 8 de junho. Os programas visam conscientizar e preparar acadêmicos e farmacêuticos para uma conduta ética e responsável no mercado de trabalho.

Sob coordenação do farmacêutico e membro da Cep, Roldão Filho, o Projeto Ética Viva é voltado à educação profissional e tem como objetivo socializar o código de ética profissional com os farmacêuticos e graduandos, além de evidenciar os direitos e deveres e obrigações da classe farmacêutica. “O principal papel do CRF-GO é zelar pela imagem da profissão. Por meio do programa, iremos levar essa mensagem aos farmacêuticos e estudantes”, revela Roldão.

Segundo a presidente da Cep, Mirtes Bezerra, o projeto será atuante na conscientização do cumprimento e descumprimento do código de ética da profissão. “Temos a preocupação de formar profissionais que tenham uma atuação profissional de responsabilidade”, comenta.  “O programa irá contribuir não só para a classe farmacêutica, mas também com a sociedade”, acrescenta Mirtes.

Quanto ao Start CRF, projeto que leva palestras e orientações profissionais para acadêmicos de Farmácia, Mirtes revela que a comissão dará enfoque a assuntos éticos, a fim de prepará-los para uma atuação responsável no mercado de trabalho. “Nosso intuito é conscientizar os farmacêuticos, desde sua graduação, para que saibam como agir referente às normas éticas”, explana a presidente.

Mirtes destaca que o treinamento foi a oportunidade de unificar os conhecimentos dos membros da comissão. “O compromisso do CRF-GO é que todos estejam aptos a ministrar palestras e minicursos, em atendimento às demandas de empresas e instituições de ensino”, comenta.

Participaram da reunião os farmacêuticos e membros da Cep, Ana Maria Rodrigues Camargo, Clecilda Pimenta Neves Cardoso, Keossayne Mariano Moraes, Maria Cristina Ramirez, Raquel de Fátima Resende Oliveira, Roberto de Castro Aires Jacunda, Roldão Oliveira de Carvalho Filho.