A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía, concedeu uma entrevista à Rádio Difusora, na última quarta-feira (14/08), abordando o Projeto de Lei nº 1.774/19, de autoria do deputado goiano Glaustin Fokus (PSC-GO).
O projeto, que está sendo discutido na Câmara dos Deputados, propõe autorizar a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados. No entanto, o CRF-GO, juntamente com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e outros Conselhos Regionais, está lutando contra esse projeto de lei.
Lorena Baía destacou que esse projeto traz sérios riscos à saúde da população, como o aumento de casos de intoxicação medicamentosa. Afinal, nenhum medicamento é isento de riscos ou efeitos colaterais.
Hoje, a venda de medicamentos só é permitida em farmácias, que são unidades de saúde com profissionais capacitados para orientar os pacientes. Lorena também ressaltou que as farmácias são fiscalizadas pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF) e pelas Vigilâncias Sanitárias para assegurar que o farmacêutico esteja sempre disponível aos pacientes, que os medicamentos sejam armazenados e transportados de forma correta, que tenham procedência legal, registro e tantos outros critérios a serem seguidos. "Esse projeto de lei fragiliza a nossa profissão e prejudica a campanha pelo uso racional de medicamentos", frisa a presidente.
Quer saber mais? Ouça a entrevista aqui.