Horário de Atendimento

09:00h às 17:00h

Semana do Farmacêutico realiza roda de conversa sobre Práticas Integrativas


Um grupo de farmacêuticos e terapeutas integrativos se reúne em roda de conversa sobre Práticas Integrativas e Complementares, no auditório do Conselho, dia 24 de janeiro, quinta-feira, às 19h. O evento acontece em comemoração à Semana do Farmacêutico, 20 a 26 de janeiro, é gratuito e as vagas se destinam a profissionais e acadêmicos. 

Serão debatidas as práticas de acupuntura, floralterapia, homeopatia, quiropraxia e auriculoterapia. E apresentadas, respectivamente, pela acupunturista Ana Cecília Coelho, pela doutora em Inovação Farmacêutica Suzana Ferreira, pelo especialista em Homeopatia Murilo Ferreira, pela farmacêutica e quiroprata Polyana Guimarães e pela auriculoterapeuta Joselma Dias. 

Sobre as práticas 

Auriculoterapia
De acordo com Joselma Dias, a técnica de auriculoterapia trabalha todo o organismo do paciente, por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha. “Se o paciente tem dores, insônia ou qualquer outro problema, a auriculoterapia trabalha na melhoria desses sintomas e ajuda a equilibrar seu organismo”, revela. 

Quiropraxia
Segundo Polyana Guimarães, a quiropraxia é voltada para qualquer público, desde crianças a idosos. “A técnica trabalha o alinhamento da coluna, alongamento de membros inferiores e superiores, sistema nervoso e muscular. Além de auxiliar na redução do nervosismo e estresse”, comenta a terapeuta. 

Homeopatia
Murilo Ferreira esclarece que a homeopatia representa um método terapêutico baseado em quatro princípios: lei dos semelhantes, experimentação na pessoa sadia, doses infinitesimais e medicamento único. O farmacêutico acrescenta que os materiais usados na produção do medicamento homeopático são, tradicionalmente, a água, o álcool etílico, a glicerina, a lactose e a sacarose. “Os medicamentos homeopáticos são obtidos dos reinos vegetal, animal, mineral e também de produtos químicos”, comenta. Segundo ele, não existe contraindicação para a submissão ao tratamento homeopático, podendo ser feito por qualquer pessoa. “A homeopatia trata o paciente, no todo, e não somente a doença”, defende.

Floralterapia
Suzana Ferreira revela que a terapia floral é voltada, especificamente, para o tratamento de emoções. Segundo ela, existem vários tipos e classificamos de florais e os mais usados são os Florais de Bach. “Esta é uma linha terapêutica menos agressiva, com menos efeitos colaterais e sem contraindicação”, ressalta. Além de poder ser aplicado com qualquer outra terapia complementar, a terapeuta acrescenta que este tipo de tratamento ajuda no equilibro de condições que afetam o cotidiano do indivíduo. 

Acupuntura
A acupuntura é uma das várias técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, regularizada dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Ana Cecília Coelho, a prática não trabalha apenas nos sintomas, mas sim no equilíbrio enérgico do ser, de forma integral. “A acupuntura atua de forma natural, estimulando a energia corporal, sem drogas e materiais invasivos, exceto as agulhas que são sutis, de espessura um pouco maior que um fio de cabelo”, afirma. A terapeuta acrescenta que não existem limitações de idade para a submissão ao tratamento, porém existem limitações de pontos. “Em algumas pessoas, como gestantes, crianças e idosos, há pontos que não podemos aplicar devido suas condições”, ressalta.

Semana do Farmacêutico
Roda de Conversa sobre Práticas Integrativas e Complementares
Data: 24 de janeiro, quinta-feira, às 19h
Local: auditório do CRF-GO - Rua 1122, 198 - St. Marista, Goiânia
Inscrições: Clique aqui 

Adicionar um comentário

Nome*
Telefone*
Email*
Comentário
 
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação
CRF-GO | FALE COM A PRESIDENTE
Whatsapp

Atendimento

Whatsapp

Apenas agendamento

Acesso informação