CRF-GO orienta sobre coronavírus

Diante do alerta mundial sobre  risco de infecção pelo coronavírus, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) elaborou uma nota técnica para orientar o farmacêutico, tanto na identificação de suspeita da doença, quanto na prevenção e autocuidado para não se contaminar.

A nota, voltada aos farmacêuticos, traz elementos para que os profissionais orientem a população sobre a doença e, principalmente, sobre formas de prevenção, como o uso de luvas e máscaras para evitar o contágio. Destaca ainda a importância do farmacêutico, que é o primeiro profissional da saúde a ser procurado pela população quando se identifica algum sintoma de resfriado, por exemplo.

A presidente do CRF-GO, Lorena Baía, assina a nota e ressalta a responsabilidade do farmacêutico na divulgação de informações verídicas e cientificamente comprovadas e alerta para o perigo de disseminação de fake news, como a recomendação falsa do uso de chá de erva-doce como preventivo, amplamente difundida por redes sociais. Segundo a presidente, é imprescindível que as farmácias e unidades de saúde contem com um atendimento adequado, por meio de profissionais preparados e informados sobre o novo coronavírus, o que também reforça a imagem e credibilidade do farmacêutico diante da população.

Clique aqui e confira a nota na íntegra.

Clique aqui e confira página criada pelo Ministério da Saúde com informações em tempo real sobre o coronavírus no Brasil e no mundo.