Presidente do CRF-GO participa de audiência pública para discutir sobre problemas na assistência farmacêutica na rede pública de Goiânia

Na última sexta-feira, dia 05 de agosto, a Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía, participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Goiânia, para discutir a qualidade do serviço da assistência farmacêutica prestada na rede pública de Goiânia. A audiência foi promovida pelo vereador Raphael da Saúde (DC) e também contou com a participação de representantes da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás e da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a audiência, a presidente do CRF-GO apontou as principais falhas na assistência farmacêutica do município, dentre elas a falta de medicamentos de uso contínuo e de urgência: “Nós temos uma relação municipal de medicamentos essenciais e mais de 40% dos itens dessa lista hoje estão em falta nas unidades de saúde. Então temos percebido a falta de assistência ao usuário e isso considero como o ponto mais grave porque estamos falando de vidas”, explica.

Outro problema que a presidente cita é em relação à falta de uma política pública para garantir a população condições para o descarte adequado para os medicamentos. “Hoje a população que tem seu medicamento vencendo em casa não sabe onde entregar esses medicamentos nas unidades de saúde”, conta Lorena.

Na audiência, também foram abordados assuntos como as falhas no fornecimento de medicamentos à população e a falta de  profissionais na rede pública municipal.

Fonte: Comunicação do CRF-GO