Entenda as diferenças entre dar baixa de RT e fazer cancelamento de inscrição no CRF-GO

No âmbito da regulamentação profissional, é essencial compreender as diferenças entre dar baixa de Responsabilidade Técnica (RT) e fazer o cancelamento de inscrição no Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO).

Dar baixa de RT implica no encerramento do vínculo entre o farmacêutico e o estabelecimento onde prestava assistência, conforme previsto no Código de Ética (Resolução CFF n.º 596/2014). Essa comunicação deve ser efetuada em até 5 dias corridos após o desligamento, mantendo-se o registro ativo no CRF-GO. Para realizar esse procedimento, é necessário preencher o formulário 8 disponível no site do CRF-GO e enviá-lo para o e-mail atendimento@crfgo.org.br.

Por outro lado, o cancelamento de inscrição ocorre quando o profissional decide não atuar mais na área farmacêutica. Nesse caso, é imprescindível preencher o formulário 14 disponível no site do CRF-GO e encaminhá-lo ao mesmo e-mail. É importante destacar que, conforme a Resolução n.º 638/2017 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a devolução da Carteira de Identidade Profissional (CIP) marrom e da cédula ao CRF-GO é necessária para o arquivamento nos registros do Conselho.

Diante dessas orientações, o CRF-GO enfatiza a importância de seguir os procedimentos corretos de acordo com a situação profissional de cada indivíduo. Para mais informações e acesso aos formulários necessários, os profissionais podem visitar o site oficial do CRF-GO, entrar em contato diretamente com o Conselho pelo número (62) 3219-4300 ou e-mail atendimento@crfgo.org.br, ou ainda, conversar com a assistente virtual Geo pelo whatsapp (62) 8280-0094.

Para baixar os formulários necessários clique aqui.

FONTE: ASCOM/CRF-GO