CRF-GO e CFF recebem apoio de ministra do TST

Hoje (22/03), a diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) desempenhou um papel importante ao intermediar a visita da ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes, ao Conselho Federal de Farmácia (CFF) em Brasília. A ministra foi recebida pelo presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.
Durante a 541ª Reunião Plenária Ordinária do CFF, temas como insalubridade e trabalho digno foram abordados. O objetivo da mediação do CRF-GO com a ministra do TST foi garantir seu apoio na busca pela garantia do trabalho decente e da insalubridade, visando à saúde e segurança dos farmacêuticos em seus diversos ambientes de trabalho, incluindo as farmácias.
O presidente do CFF Walter da Silva Jorge João expressou sua gratidão pelo apoio e solicitou ações para estreitar a interlocução com a ministra, convidando-a a participar da Reunião Plenária do mês de maio.
A ministra Delaíde Arantes se colocou à disposição para contribuir, destacando a importância da farmácia para a saúde pública, especialmente durante a pandemia, e reconhecendo as questões cruciais relacionadas à insalubridade e às condições de trabalho. "A Farmácia é uma área importante da Saúde, que na pandemia teve um papel fundamental. Mas por outro lado, foram trazidas à visibilidade questões relacionadas à insalubridade, condições de trabalho, que dizem respeito ao trabalho decente. Então a gente começa aqui um diálogo, e eu me coloquei à disposição e a partir de agora vamos nos encontrar mais vezes para trabalhar essas pautas", afirmou a ministra.
Lorena Baía, presidente do CRF-GO, ressaltou a importância desse apoio para os avanços da profissão farmacêutica. "O Conselho Federal de Farmácia e a Federação Nacional dos Farmacêuticos ganham um apoio muito significativo. Agradeço à ministra pelo empenho e luta em prol do trabalho decente", comentou Lorena.
Além disso, participaram da reunião o superintendente de gestão estratégica do CRF-GO, Edmar Viggiano, o assessor jurídico do CRF-GO, Guilherme Gasel, a conselheira federal de Farmácia pelo estado de Goiás, Ernestina Rocha, o presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR) e conselheiro do CRF-GO, Fábio Basílio, e o assessor jurídico do CFF, Gustavo Beraldo.