Campanha do Uso Racional de Medicamentos completa 25 anos! Conheça a história

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos completa 25 anos este ano. Comemorado no dia 05 de maio, a data foi criada para alertar a população sobre a necessidade de utilização correta de medicamentos, conforme a orientação de profissionais de saúde. Uma das fundadoras da Campanha sobre o Uso Racional de Medicamentos é a professora do curso de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Nathalie Dewulf.

A origem da campanha remonta a 1997, durante o Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enef) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, quando surgiu a proposta de uma campanha de orientação à população. A primeira ação em nível nacional ocorreu em 5 de maio de 1999, abrangendo todas as regiões do país. Nathalie relembra: "Estruturamos um folder e contatamos o Conselho Federal de Farmácia (CFF), que apoiou a iniciativa. O folder foi impresso e distribuído a todos os Centros Acadêmicos (CAs) e diretórios acadêmicos que realizaram a campanha na melhor data para aquela época, que era 5 de maio".

No Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia em Goiânia, 1998, foi decidido que a campanha seria realizada sempre em 5 de maio ou no próximo dia útil. Atualmente, essa data é amplamente reconhecida como o Dia do Uso Racional de Medicamentos (URM).

Em 2019, a professora doutora da UFG Nathalie Dewulf e o farmacêutico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal Antonio Bonfim apresentaram uma exposição na Mostra de Saúde, Cultura e Arte do VII Congresso Brasileiro, em Brasília, destacando como o movimento estudantil de Farmácia idealizou e estruturou a campanha do URM e instituiu o dia 5 de maio. O objetivo da exposição foi divulgar a origem da campanha e sua importância histórica. Essa mostra também recebeu destaque pelo CFF, pela sua importante história, já que até hoje a data é lembrada pelos conselhos Federal e regionais de Farmácia, assim como pelos centros acadêmicos dos estudantes de Farmácia, todos os anos.

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos é uma data importante que visa alertar a população sobre os perigos associados à automedicação, destacando a relevância de buscar a orientação de um profissional farmacêutico  para assegurar a segurança e eficácia no uso de medicamentos. O CRF-GO, alinhado com essa missão,  assume o compromisso de fomentar uma cultura de cuidado responsável com a saúde, enfatizando a importância de decisões prudentes no uso de medicamentos, contribuindo assim para a promoção do bem-estar e qualidade de vida de todos.

Fonte: com informações da UFG