O CRF-GO comemora a decisão do Ministério da Educação (MEC), que suspendeu a criação de novos cursos de graduação a distância (EaD), bem como a criação de novas vagas e polos nessa modalidade de ensino, até 10 de março de 2025. A medida foi divulgada por meio da Portaria n.º 528, publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 7 de junho.
A medida atende a uma grande pressão pela qualidade do ensino de graduação por parte dos Conselhos de Farmácia e demais conselhos da área de saúde, juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
“ A pausa na autorização de novos cursos pode ser uma oportunidade para garantir que os cursos existentes ofereçam experiências práticas adequadas, essenciais para a qualidade do profissional farmacêutico”, avalia Daniel Jesus, diretor-secretário do CRF-GO.
Segundo ele, a suspensão dos novos cursos EaD pelo MEC até março de 2025, pode ser uma oportunidade de revisar e aprimorar os cursos já existentes podendo elevar o padrão de ensino. “A profissão farmacêutica exige uma sólida formação prática, que muitas vezes é mais desafiadora e impossível de se obter em cursos EaD”, explica Daniel. (@profdanieljesus)
Para o Conselho Regional de Farmácia, essa é uma oportunidade de dialogar com o MEC e as instituições de ensino para garantir que os cursos de farmácia atendam aos mais altos padrões de qualidade, preparando adequadamente os profissionais para suas responsabilidades na área da saúde.