A Indústria Farmacêutica Vitamedic doou medicamentos antiparasitários para o Programa de Saúde Indígena da Universidade Federal de Goiás (UFG). Esta doação, realizada durante evento na UFG, reforça o compromisso com a saúde e bem-estar dos povos indígenas.
O Programa de Saúde Indígena é um projeto de extensão que busca integrar ensino e pesquisa com ações de saúde para os discentes do Curso de Educação Intercultural. A iniciativa faz parte do planejamento de gestão da universidade e teve início na quinta-feira (4/7), com atividades voltadas aos estudantes do Núcleo Takinahaky, que irão cumprir a etapa do curso de Educação Intercultural durante o mês de julho na UFG.
O programa oferece acompanhamento de saúde farmacêutica, médica, enfermagem, odontológica e mental aos acadêmicos e seus familiares durante a estadia na universidade.
No sábado (20/7), está prevista mais uma ação do programa, que inclui postos de vacinação e levantamento das prioridades de atendimento na área da saúde dos estudantes. As necessidades identificadas na triagem médica, odontológica e farmacêutica serão posteriormente encaminhadas para atendimento.
Além dos estudantes do Núcleo Takinahaky, o programa também atende os estudantes indígenas da Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) do câmpus Goiás, com especial atenção para os atendimentos oftalmológicos.
O Programa de Saúde Indígena conta com a colaboração de várias unidades da UFG, incluindo o Hospital das Clínicas (HC/UFG), Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof), Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Faculdade de Medicina (FM), Faculdade de Odontologia (FO), Faculdade de Enfermagem (FEN) e, destacadamente, a Faculdade de Farmácia (FF).
O projeto é uma parceria entre o Núcleo Takinahaky, Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFG), Centro de Saúde do câmpus Samambaia e a Secretaria de Inclusão (SIN/UFG). Entre os parceiros do programa estão a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), a Gerência de Saúde Mental do Estado de Goiás e a rede de serviços da Secretaria Municipal de Saúde.
FONTE: UFG
Fotos: UFG/ Júlia Barros