Até o dia 29 de outubro, está aberta a Consulta Pública nº 68 da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), que avalia a inclusão do Niraparibe no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse medicamento é destinado ao tratamento de manutenção do câncer de ovário de alto grau, avançado (incluindo trompas de Falópio e peritoneal primário), com mutação nos genes BRCA, sensível à quimioterapia de primeira linha à base de platina.
O Niraparibe inibe as enzimas PARP-1 e PARP-2, essenciais no reparo do DNA. Ao impedir a ação dessas enzimas, as células tumorais perdem a capacidade de se reparar, resultando em morte celular, o que torna o medicamento eficaz para pacientes com mutações nos genes BRCA1 e BRCA2. Essas mutações aumentam o risco de câncer de ovário em até 45% para portadores de BRCA1 e 25% para BRCA2.
A CONITEC desempenha um papel fundamental ao ampliar o acesso a tratamentos inovadores, especialmente para os pacientes com câncer de ovário hereditário, que corresponde a aproximadamente 18% dos casos no Brasil.
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) reforça que a opinião dos farmacêuticos é crucial para transformar a vida das pacientes. Esta é uma oportunidade para exercer sua cidadania e contribuir para os rumos da saúde pública no país.
Para contribuir, registre sua opinião na Consulta Pública nº 68 da CONITEC. Clique aqui.