Em entrevista à TV Brasil Central, na última sexta-feira (14/02), o farmacêutico Khalled Ghader, membro do GT de Drogarias do CRF-GO, detalhou as qualidades dos medicamentos genéricos, ressaltando que esses produtos oferecem a mesma eficácia e segurança dos medicamentos de referência, mas com um preço consideravelmente mais acessível. A Anvisa exige que os medicamentos genéricos passem por rigorosos testes de equivalência terapêutica, garantindo que eles tenham o mesmo desempenho terapêutico dos medicamentos originais, com a mesma substância ativa, dosagem, forma farmacêutica e indicação.
Recentemente, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) comprovou o impacto positivo dos genéricos nos preços dos medicamentos. De acordo com os resultados, à medida que mais opções de um determinado medicamento entram no mercado, os preços tendem a cair. A economia chega a ser de até 55% após a entrada do terceiro genérico. Esses produtos entram no mercado assim que a patente do medicamento de referência expira, o que geralmente ocorre 20 anos após o lançamento do produto original.
O estudo do Ipea também destacou que a redução de preços é mais significativa em mercados com pouca concorrência. Nesses casos, a entrada de medicamentos genéricos pode gerar uma queda de até 34% nos preços médios. Além disso, a pesquisa revelou que, quando o genérico entra logo após a perda da patente do medicamento de referência, a queda de preços é mais acentuada. Caso haja atrasos na introdução do genérico, o efeito na redução de preços pode ser prejudicado.
Atualmente, os medicamentos genéricos representam 34% das vendas de medicamentos no Brasil, com um aumento médio de 18,3% na comercialização entre 2003 e 2019. Isso reflete uma crescente aceitação e adesão dos brasileiros ao uso desses medicamentos, que se tornaram uma opção cada vez mais acessível para a população.
Em resumo, os medicamentos genéricos não apenas oferecem uma alternativa mais barata e eficaz aos medicamentos de referência, como também desempenham um papel fundamental na redução de custos com medicamentos, tornando os tratamentos mais acessíveis e promovendo maior concorrência no setor farmacêutico.
Fonte: Agência Brasil Central e Tv Brasil Central