O diretor do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), Daniel Jesus, atuou como intermediário na divulgação de uma importante mudança no setor industrial farmacêutico. Durante uma viagem à Índia, o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna, anunciou que a Sun Pharma, uma das maiores indústrias farmacêuticas do mundo, encerrará suas operações no Rio de Janeiro e concentrará suas atividades em Anápolis, Goiás, para a importação de medicamentos contra o câncer.
Joel Sant’Anna explicou que a operação envolverá o envio de 40 contêineres mensais pelo Porto Seco de Anápolis, destacando que a Sun Pharma é a maior produtora de medicamentos orais contra o câncer comercializados no Brasil. A mudança trará benefícios significativos para o estado, como a geração de empregos, impostos e renda, embora os números específicos ainda não tenham sido divulgados.
O secretário também ressaltou a aquisição da Merck, empresa norte-americana que movimenta R$ 3 bilhões anuais, reforçando a posição de liderança da Sun Pharma no mercado. Além disso, a empresa é fornecedora do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para a fabricação de medicamentos oncológicos em Anápolis e em todo o Brasil. Sant’Anna mencionou ainda a parceria com a Vitamedic, cliente da Sun Pharma e também atuante no país.
Outro destaque da operação foi a recente aquisição de um laboratório em Goiânia, com planos de ampliar a capacidade de produção de medicamentos para o tratamento de fibrose pulmonar. De acordo com o secretário, a operação em Anápolis já teve início, com o despacho de contêineres, embora o número exato de medicamentos não tenha sido divulgado por questões de sigilo comercial.