Em clima de Carnaval, o Hospital São Silvestre, em Goiânia, realizou, na última sexta-feira (28/02), o evento "Bloquinho da Segurança do Paciente", uma ação educativa voltada para reforçar a importância dos protocolos de segurança no ambiente hospitalar. Aberto ao público, o evento aconteceu das 10h às 16h e contou com oficinas interativas e atividades lúdicas para profissionais da saúde e visitantes.
A iniciativa teve como objetivo reforçar os cuidados com a segurança do paciente, enfatizando a padronização de processos desde a admissão até o tratamento. A gestora da farmácia e do Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do hospital e presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar - regional Goiás, Maria Viviany de Morais Claudino, destacou que a ação educativa abordou a monitorização correta do paciente, auditoria, atuação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), farmácia e recepção.
O evento faz parte de uma série de ações promovidas pelo hospital ao longo do ano, com programações especiais a cada dois meses. As atividades incluem oficinas para pacientes e profissionais, sem interferir no fluxo de atendimento.
Viviany também reforça que esse tipo de iniciativa é essencial para a área da farmácia hospitalar, pois contribui diretamente para a segurança dos pacientes e aprimora os processos dentro das instituições de saúde: “Essas ações beneficiam a sociedade com um atendimento mais qualificado e também fortalecem o compromisso do hospital com a excelência nos serviços prestados”, explica.
Mesmo em um ambiente hospitalar, a programação foi conduzida de forma leve e interativa, com uma decoração temática e atividades que mesclavam conhecimento e descontração. “O ambiente foi preparado de forma acolhedora, ensinando brincando. O paciente precisa perceber que a saúde pode ser vista com outros olhos”, afirmou Viviany.
As oficinas interativas abordaram temas essenciais para a segurança hospitalar, como:
- Identificação correta do paciente;
- Higienização das mãos;
- Monitorização no centro cirúrgico;
- Organização e limpeza na farmácia;
- Biossegurança e gerenciamento de resíduos;
- Administração segura de medicamentos;
- Ética e sigilo profissional;
- NR-32;
- Monitorização hemodinâmica avançada.
Também marcaram presença no evento o neurocirurgião e proprietário do hospital, Roberto Antônio de Castro; o diretor administrativo, Thiago Monteiro; e o diretor técnico, Breiner Ferro.
Por Mayara da Costa - Jornalista, CRF-GO