O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO) alerta os profissionais e estabelecimentos da área de estética sobre a atuação de um indivíduo que vem se passando por fiscal da Vigilância Sanitária para aplicar golpes.
Trata-se de um homem que se apresenta como Roberto Carmo Santos, alegando ser fiscal da Vigilância Sanitária e afirmando estar envolvido em uma suposta operação conjunta entre a Vigilância Sanitária, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e a imprensa, prevista para ocorrer no período da manhã.
O golpista entra em contato com clínicas e profissionais por telefone e WhatsApp, informando que há uma denúncia envolvendo a unidade e que, mediante o pagamento de propina, poderia “retirar” o nome da clínica da investigação para evitar autuações.
O CRF-GO confirma que se trata de um golpe. O nome citado, Roberto Carmo Santos, não pertence ao quadro de fiscais da Vigilância Sanitária.
Importante: fiscais da Vigilância Sanitária atuam sempre devidamente identificados, com crachá funcional e colete oficial.
A entidade esclarece que nenhum procedimento oficial é conduzido por meio de ameaças, pedidos de pagamento ou abordagem informal por aplicativos de mensagens.
Reforçamos que o CRF-GO está acompanhando a situação, tomando as medidas cabíveis e orienta os profissionais a:
* Não realizar nenhum tipo de pagamento ou repasse de informação pessoal ou institucional a supostos fiscais;
* Registrar boletim de ocorrência em caso de tentativa de golpe;
* Buscar sempre confirmação oficial junto aos órgãos reguladores e fiscalizadores.
A segurança e a integridade dos profissionais e estabelecimentos são prioridade. Contamos com a colaboração de todos na divulgação desse alerta.