Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, realizamos nesta terça-feira, (22/04), a vacinação contra a gripe (Influenza). A iniciativa teve como objetivo imunizar farmacêuticos e técnicos de laboratório, ampliando o número de profissionais protegidos contra a doença.
Com a proximidade do período crítico de transmissão, a presidente Lorena Baía alertou sobre o pico sazonal da Influenza, que ocorre entre os meses de abril e maio. A vacina está disponível gratuitamente em 14 unidades de saúde da capital, distribuídas por todas as regiões da cidade.
Se você faz parte de um dos grupos prioritários, procure a unidade de saúde mais próxima e garanta sua dose. Vacinar é um gesto simples, mas que salva vidas.
Neste ano, a vacina contra a Influenza foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças menores de seis anos, idosos com mais de 60 anos e gestantes. Com a mudança, a vacinação desses grupos passa a ser contínua ao longo do ano, e não mais restrita ao período de campanhas sazonais.
Durante a campanha de vacinação, também têm direito à imunização: puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, da educação e dos Correios, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, além de:
* Profissionais das forças de segurança e das forças armadas
* Caminhoneiros
* Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiro
* Trabalhadores portuários
* Funcionários do sistema prisional
* Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
* População privada de liberdade
Agradecemos à equipe da assessoria técnica do CRF-GO, que esteve à frente da organização da ação, assim como aos acadêmicos voluntários Fernando Maia, Kaio Sousa, Izadora Caixeta e Thais Alves, responsáveis pelo controle e triagem do público farmacêutico. Estendemos nosso reconhecimento aos farmacêuticos voluntários Yuan Bruno (membro do GT Jovem Farmacêutico), Carlos Murilo e Álvaro Paulo (membro do GT de Drogarias), e às enfermeiras Sara e Suelena, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, que realizaram o cadastro e a atualização dos cartões de vacina no sistema, garantindo a efetividade do registro das doses aplicadas.
Seguimos trabalhando incansavelmente para que a vacinação chegue a todos os farmacêuticos e técnicos de laboratório do estado de Goiás.
Viva a ciência! Viva a saúde! Viva o SUS!